News

📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Você sabe o que é eritema? UBS do Paese orienta comunidade sobre sinais e cuidados

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

Vereador Ivan da Luz reforça postura independente e compromisso com a população de Itapoá

Vereador Ivan da Luz mantém posição contrária à terceirização da saúde em Itapoá

O Jornal parceiro da comunidade 

Estado protocola ação no STF para derrubada das cotas para a pesca artesanal da tainha

Na ação, Santa Catarina aponta relevância econômica e cultural da atividade para os catarinenses, destaca a inexistência de cota nos demais Estados e aponta prática de discriminação arbitrária contra pescadores

A Procuradoria-Geral do Estado protocolou no dia, 19, uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a suspensão dos limites estabelecidos pelos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente (MMA) para a pesca da tainha na modalidade arrasto de praia em Santa Catarina. O objetivo é evitar impacto financeiro sobre os pescadores artesanais catarinenses, já que, caso a restrição imposta pela Portaria Interministerial MPA/MMA número 26, de fevereiro deste ano, permaneça vigente, eles não poderão capturar mais do que 1.100 toneladas do peixe durante a temporada.

Na ação, os procuradores que atuam no caso alegam, além da inexistência de cotas para outros Estados, os fatores culturais e econômicos que a atividade representa para Santa Catarina, além da ausência de impacto ambiental. A pesca de arrasto de praia é uma atividade tradicional, um meio de subsistência para milhares de pescadores e um símbolo da tradição local. A prática foi reconhecida como patrimônio cultural do Estado pela Lei 17.565/2018 e, conforme destacado pela PGE/SC, nunca houve a fixação de cota de tainha para a modalidade.

“A medida restritiva vale apenas para o território do Estado de Santa Catarina, sem qualquer justificativa plausível para isso, não existindo limitação ou cota para a modalidade de arrasto de praia se realizada no litoral dos demais Estados, o que se mostra total e flagrantemente discriminatório e desproporcional”.

Santa Catarina também alega que “o inciso III do artigo 4º da Portaria MPA/MMA nº 26 impõe uma restrição desproporcional e sem fundamentação técnica adequada, ferindo a lógica do pacto federativo e a autonomia estadual, e violando o princípio que garante o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, bem como o direito fundamental à manifestação cultural, merecendo ser extirpada do ordenamento jurídico”.

O secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, disse que a pasta está atuando firmemente na defesa dos interesses dos pescadores artesanais de SC. “Houve diversas reuniões com os ministérios da Pesca e do Ministério do Meio Ambiente, mas eles foram intransigentes, arbitrários e discriminatórios com os pescadores de SC”.

A ação protocolada nesta quarta-feira é uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Segundo o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, com ela pretende-se defender uma atividade que tem relevância econômica e cultural para Santa Catarina. “Além das questões econômicas envolvidas, a pesca da tainha faz parte da cultura do catarinense e é para proteger esses dois aspectos que a PGE/SC, cumprindo a determinação do Governador Jorginho Mello, ingressou com a ação judicial. Estamos impugnando a portaria por ela estabelecer uma cota de pesca de arrasto apenas para Santa Catarina. O nosso pedido é para que essa discriminação arbitrária seja imediatamente cessada”, afirmou.

Atuaram no caso os procuradores do Estado João Carlos Castanheira Pedroza e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado / comunicacao@pge.sc.gov.br

Anúncio 

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Anúncio 

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Edit Template

Saiba mais

Postagem recente

  • All Post
  • Brasil
  • Cidades
  • Classificados
  • Cultura
  • Economia e negócios
  • Editais
  • Educação
  • Esporte
  • Eventos
  • Ideias e atualidades
  • Imóveis
  • Jurídico
  • Mundo
  • Notícias locais
  • Polícia
  • Política
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Turismo
  • Últimas notícias

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco