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Com novo porto previsto para Itapoá, SC corre contra o tempo para melhorar acessos rodoviários e ferroviários

Estado investe em obras e planejamento para evitar gargalos logísticos com o avanço da movimentação portuária

Com o crescimento da movimentação de cargas nos portos catarinenses e a previsão de novos terminais entrando em operação nos próximos anos, o governo de Santa Catarina tem intensificado os esforços para melhorar os acessos logísticos, especialmente por rodovias e ferrovias.

O secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, tem alertado para a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura de transporte, diante da expansão do setor portuário no estado.

Para ele, o avanço da atividade portuária precisa ser acompanhado de obras que garantam o escoamento eficiente das cargas, sob o risco de comprometer o desenvolvimento econômico. Martins ressalta que, sem melhorias na logística multimodal, Santa Catarina pode enfrentar gargalos sérios, com impacto direto no desempenho dos portos.

Novo porto em Itapoá está em fase de licenciamento

Entre os destaques do planejamento portuário está o oitavo terminal portuário de Santa Catarina, previsto para ser instalado em Itapoá. O projeto, desenvolvido pela Coamo Agroindustrial Cooperativa, está em fase de licenciamento ambiental e terá foco na exportação de grãos, importação de fertilizantes e movimentação de combustíveis.

O futuro porto da Coamo se somará ao já consolidado Porto Itapoá, que vem ganhando destaque nacional, e ao Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), que deve iniciar as operações ainda este ano, em São Francisco do Sul, com capacidade para movimentar até 6 milhões de toneladas por ano.

Rodovias estaduais seguem como gargalo em Itapoá

Na região, um dos principais gargalos logísticos segue sendo a condição das rodovias SC-416 e SC-417, que conectam Itapoá à BR-101 e ao restante do estado. A duplicação dessas vias é considerada fundamental para acompanhar o crescimento da atividade portuária, além de garantir segurança viária e fluidez no trânsito de cargas. Os projetos estão em andamento, mas as obras ainda não começaram.
m São Francisco do Sul, a duplicação da rodovia que liga o porto à BR-101 está paralisada desde 2022 e depende da revisão do projeto por parte do DNIT. A expectativa é que os trabalhos sejam retomados de forma parcial ainda em 2025.

Canal da Babitonga será aprofundado

No acesso marítimo, o canal externo da Baía da Babitonga, utilizado pelos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, passará por um processo de aprofundamento do calado, o que vai permitir a entrada de navios cargueiros com até 366 metros de comprimento. As obras estão em fase final de licitação, com investimento previsto de aproximadamente R$ 300 milhões.

Estado estuda unir ferrovia e nova rodovia litorânea

Como parte das soluções a longo prazo, o governo estadual também avalia a integração do traçado da Via Mar, uma estrada paralela à BR-101, com 145 quilômetros de extensão entre Joinville e a Grande Florianópolis, com uma nova ferrovia que ligaria os portos de São Francisco do Sul, Itajaí e Navegantes.
A ideia, segundo Beto Martins, é unificar os projetos para reduzir custos com desapropriações, licenciamento ambiental e acelerar a execução das obras. Atualmente, apenas 6% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses utilizam ferrovias. O índice é considerado muito baixo diante da necessidade de fortalecer a logística multimodal no estado.

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