Antes mesmo da reunião do diretório estadual do MDB, marcada para a noite desta segunda-feira (26), o deputado federal Carlos Chiodini comunicou ao governador Jorginho Mello sua saída da Secretaria de Estado da Agricultura. Com a decisão, Chiodini reassume imediatamente o mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A movimentação ocorre em meio às articulações políticas para as eleições de 2026. Chiodini vinha sendo apontado internamente como um nome de consenso do MDB para compor a chapa majoritária ao governo do Estado como candidato a vice-governador. No entanto, a sigla acabou preterida, e a indicação ficou com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, filiado ao Novo, que passa a integrar a chapa liderada pelo PL.
Em nota oficial, a assessoria de Chiodini informou que a decisão de deixar o governo foi tomada para que o parlamentar possa se dedicar integralmente ao mandato federal e às articulações políticas deste ano. Com a exoneração, o deputado federal Luiz Fernando Vampiro reassume a suplência na Câmara.
A saída de Chiodini do primeiro escalão do governo estadual abre um novo momento para o MDB em Santa Catarina. A sigla agora avalia qual será sua posição dentro da base governista, em um cenário que ainda está em construção e deve ganhar novos contornos nas próximas semanas.
O movimento também sinaliza o avanço das articulações pré-eleitorais no Estado, com rearranjos partidários e redefinições de alianças que tendem a influenciar diretamente o cenário político catarinense até 2026.









