O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou o consórcio vencedor que ficará responsável pela duplicação da PR-412, em um trecho de 12,81 quilômetros entre Guaratuba (PR) e a divisa com Santa Catarina, em Garuva.
A obra, aguardada há anos por motoristas da região, representa um investimento de R$ 254,5 milhões e terá prazo de 30 meses para conclusão, sendo 12 destinados aos projetos e 18 à execução.
O consórcio formado pelas empresas Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., denominado Consórcio Construtor Litoral PR-412, venceu a licitação após apresentar a documentação exigida e uma proposta de preço considerada viável.
Como ficará a nova rodovia
O projeto prevê a duplicação da pista, que terá faixas de 3,6 metros e acostamentos de 2,5 metros em cada lado, separados por um canteiro central de 2,2 metros. Entre os principais destaques estão:
Novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual no km 8, junto à readequação da interseção com a PR-808;
Ciclovia que seguirá do entroncamento até o perímetro urbano de Guaratuba;
Demolição da atual ponte sobre o Rio da Praia, substituída por uma galeria tripla de concreto;
Construção de um viaduto na entrada da cidade;
Três retornos em nível nos km 3,4; 5,72; e 10,88;
Sistema de drenagem, sinalização e dispositivos de segurança viária.
A obra será realizada no modelo de contratação integrada, que abrange desde a elaboração dos projetos básicos e executivos até a execução completa dos trabalhos.
Reflexos em Santa Catarina
A duplicação da PR-412 se conecta diretamente com a Estrada de Garuva (SC-417), que também passará por obras de ampliação. Em agosto, o governo catarinense firmou compromisso para duplicar 19 quilômetros da rodovia entre a BR-101 e o Contorno Sul de Garuva, incluindo a construção de três viadutos.
A intervenção faz parte de um acordo judicial que envolve a quitação de dívidas da Petrobras com os estados vizinhos, referentes ao pagamento de royalties do petróleo acumulados desde 1991.
A duplicação promete transformar o trânsito entre Paraná e Santa Catarina, beneficiando diretamente os moradores de Itapoá e Garuva, além dos milhares de turistas que utilizam a via todos os anos.