O Porto Itapoá iniciou, neste mês de maio, a segunda turma do Projeto de Inclusão, Aceleração e Capacitação de Pessoas com Deficiência, promovido pelo programa institucional Porto para Todos. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a cultura de inclusão no terminal, preparando os participantes para o mercado de trabalho e criando caminhos reais de crescimento profissional.
Com carga horária de quatro horas diárias no período da manhã, o projeto oferece capacitação focada no desenvolvimento de competências profissionais. Todas as vagas no Porto Itapoá são inclusivas, e podem ser preenchidas por pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS.
Para Claudilaine Gomes de Carvalho Cordeiro, auxiliar administrativa no terminal, o projeto representa mais do que qualificação: é uma ponte para o reconhecimento. “Esta iniciativa de inclusão acolhe a todos, sem exceção. Independentemente das nossas diferenças e dificuldades, esse projeto nos dá acesso aos nossos direitos. E o Porto está se empenhando bastante em mostrar pra gente o quanto nós somos importantes. Estou muito feliz com esta oportunidade”, afirma.
O venezuelano Gregorio Alexander Mack Tocuyo, também auxiliar administrativo com foco na experiência do cliente, reforça o sentimento de pertencimento proporcionado pela ação. “Aqui, somos tratados com muito respeito e carinho. Realmente conseguimos nos sentir incluídos e valorizados por todos. Sou muito honrado de fazer parte disso, sendo esta uma grande oportunidade”, conta. Há cinco anos no Brasil, Gregorio vive em Itapoá com sua esposa e duas filhas.
Com o compromisso de tornar o ambiente corporativo cada vez mais justo e plural, o Programa Porto para Todos segue incentivando a diversidade como valor essencial. Para quem deseja participar das próximas turmas ou se candidatar a outras oportunidades no terminal, basta acessar o site www.portoitapoa.com, entrar na seção “Contato” e clicar em “Trabalhe Conosco”.