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O Porto Itapoá é o segundo terminal com mais movimentação de contêineres do Brasil, com 202 mil contêineres movimentados

Porto Itapoá é o maior movimentador de contêineres do Sul do Brasil

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Terminal foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil no primeiro trimestre de 2025

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), divulgou os dados de movimentações portuárias do primeiro trimestre de 2025. Segundo a agência, o Porto Itapoá foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil no período, com mais de 202 mil unidades registradas. O resultado coloca o Terminal catarinense atrás apenas do complexo de Santos e na liderança no Sul do País.

O aumento da movimentação do trimestre foi de 37% quando comparado ao mesmo período de 2024, quando o Terminal havia movimentado pouco mais de 146 mil contêineres. O número é mais do que três vezes o crescimento médio nacional, que foi de 10% no comparativo entre os períodos.

“Os dados da ANTAQ confirmam o avanço consistente do Porto Itapoá no cenário nacional. Esse resultado é fruto de uma gestão focada em eficiência, inovação e investimentos estratégicos em infraestrutura”, afirma Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá.

Expansão e liderança

O resultado do primeiro trimestre reforça a evolução observada ao longo de 2024, ano em que o Terminal movimentou um total de 660.742 contêineres, consolidando-se como líder em movimentação no estado de Santa Catarina e como o terceiro maior do país.

Para sustentar esse ritmo de crescimento, o Porto Itapoá anunciou, ainda em 2024, a sua Fase IV de expansão, que prevê investimentos de R$ 500 milhões ao longo dos próximos 12 meses.

O projeto inclui a ampliação de 120 mil metros quadrados de pátio, que estarão disponíveis até 2026, além da incorporação de um novo portêiner — o oitavo do Terminal — e a aquisição de 12 RTGs híbridos com operação remota, somando-se aos 10 já existentes, os primeiros desse tipo na América do Sul.

Também estão previstas a chegada de nove novos terminal tractors (TTs), que reforçarão a maior frota elétrica do Brasil, atualmente com 20 veículos abastecidos por energia 100% renovável, a adição de um scanner de última geração, complementando os dois equipamentos já em operação, e a ampliação do cais em mais 400 metros de comprimento. Essa obra, que já possui licenciamento do Ibama, permitirá a atracação simultânea de três navios de grande porte, elevando ainda mais a capacidade operacional do Porto Itapoá.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Porto de São Francisco do Sul, e o Porto Itapoá assinaram, em 21 de março, o contrato inédito de Parceria Público-Privada (PPP) para a obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. O evento realizado no Porto Itapoá, contou com a presença do Governador Jorginho Mello, consolidando um marco inédito para a infraestrutura portuária e costeira do Brasil. Na ocasião, também foi lançado o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto.

A obra, que envolve um investimento de cerca de R$ 300 milhões, permitirá a atracação e operação de embarcações de 366 metros de comprimento – sendo o primeiro porto do Brasil com capacidade para navios desse porte com carga máxima.

A iniciativa não apenas melhora a segurança da navegação e a eficiência logística, mas também fortalece o turismo e a proteção costeira da região. O grande diferencial do projeto é a destinação dos sedimentos da dragagem para a recuperação das praias de Itapoá, ampliando a faixa de areia, um feito inédito no país.

O formato de financiamento da obra, que conta com a integração do poder público e da iniciativa privada, terá o Porto Itapoá como responsável pelo financiamento de boa parte dos custos. O retorno do investimento realizado pelo Porto Itapoá virá pelo aumento da movimentação gerada pela entrada de navios maiores e com uma quantidade maior de contêineres que hoje não atracam nos portos da Babitonga pela profundidade do canal.

Desenvolvimento econômico e inovação ambiental

Com a ampliação da profundidade do canal de 14 metros para 16 metros, os portos da Baía da Babitonga estarão aptos a receber grandes navios, aumentando significativamente a eficiência logística e consolidando a região. Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga consegue receber navios de contêineres de até 336m de comprimento, com capacidade para até 10 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a obra, essa capacidade será aumentada para 16 mil TEUs.

Para Ricardo Arten, a obra representa um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico local e estadual: “A modernização do canal permitindo a entrada de navios de até 366 metros vai impulsionar ainda mais os portos da Babitonga, que já registram recordes de movimentação, ampliando nossa competitividade no cenário global. Com o aumento da capacidade operacional, espera-se a geração de novos empregos diretos e indiretos, além de um impacto positivo em nível nacional”.

A expectativa é que as obras tenham início em 2025 e sejam concluídas já em 2026.

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