Duas rodovias importantes do Norte catarinense terão trechos duplicados, conforme anunciado pelo governo do Estado. As obras envolvem as SC-417 e SC-416, localizadas entre os municípios de Garuva e Itapoá. A confirmação foi feita pelo governador Jorginho Mello na última sexta-feira (2), durante uma coletiva de imprensa realizada em Joinville.
A SC-417, que conecta a BR-101 à divisa com o Paraná, será duplicada com recursos do governo paranaense. A obra faz parte de um acordo de compensação financeira entre os dois estados. Durante anos, o Paraná recebeu valores pagos pela exploração de petróleo, conhecidos como royalties, que na verdade pertenciam a Santa Catarina. O repasse indevido ocorreu por um erro na demarcação dos territórios marítimos. O investimento previsto é de R$ 300 milhões.
A obra será contratada diretamente pelo Estado do Paraná e vai ampliar a SC-417 desde o contorno de acesso à BR-101 até a divisa entre Garuva e Guaratuba. Do lado paranaense, o prolongamento da rodovia, a PR-412, também será duplicado em um trecho de 12 quilômetros. A licitação dessa parte está em fase final, ou seja, o processo de escolha da empresa responsável pela obra está quase concluído.
O acordo entre os dois governos deve ser assinado na próxima quarta-feira. Já no Supremo Tribunal Federal, está marcada para o dia 20 de agosto uma audiência de conciliação, etapa em que representantes dos estados buscam resolver o impasse de forma negociada, com mediação da Corte. A expectativa é que a licitação da obra em Santa Catarina também avance e ocorra ainda este ano.
A SC-416, principal acesso ao Porto Itapoá, também será duplicada. Diferente da SC-417, neste caso os investimentos virão diretamente do governo catarinense.
A obra será executada em duas etapas. Primeiro, será construída uma nova pista de concreto ao lado da atual. Em seguida, as faixas já existentes receberão uma camada de concreto sobre o asfalto, em uma técnica conhecida como whitetopping, que permite reforçar a estrutura sem precisar reconstruí-la por completo. O objetivo é aumentar a durabilidade da rodovia diante do tráfego intenso de caminhões, sem interromper o fluxo de veículos durante os trabalhos.
As obras na SC-416 devem ser licitadas em 2026. Segundo o governo, os trabalhos serão executados por etapas justamente para evitar impactos no acesso ao Porto Itapoá, que concentra grande movimentação de caminhões e cargas ao longo do ano.