Programa Negócio Cultural realiza atividades em escolas e também abre oportunidade para a comunidade apresentar trabalhos artísticos
Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e incentivar o empreendedorismo criativo, o Programa Negócio Cultural – 2ª edição chega a Itapoá, Santa Catarina, a partir do dia 13 de outubro de 2025. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, pela Ecotransforma Produções Artísticas e conta com patrocínio da Porto Itapoá, via Lei de Incentivo à Cultura. O projeto promove uma programação gratuita que integra artes visuais, educação e negócios, conectando estudantes, professores e empreendedores em uma mesma experiência.
Nas escolas públicas, cerca de 700 alunos do Ensino Médio participam de oficinas que estimulam a criatividade e mostram, na prática, como transformar sua produção artística em um negócio. “Os estudantes terão a oportunidade de percorrer trilhas de conhecimento que vão desde conceitos introdutórios até a construção de planos de negócios, sempre com atividades práticas e em grupo. Nosso objetivo é aproximar a população local da arte e mostrar como ela pode ser também uma fonte de renda e profissionalização”, afirma Abilio Martins, diretor da Ecotransforma Produções.
Paralelamente, a comunidade pode participar do Negócio Cultural através de duas trilhas de conhecimento: uma dedicada ao empreendedorismo, com sete módulos práticos, e outra voltada às artes visuais, em oito horas de oficinas. O ambiente online também abriga uma Exposição Virtual de Artes Visuais, reunindo obras de moradores da cidade, como quadros, fotos, esculturas e objetos. Para os professores, o projeto disponibiliza a palestra digital “O processo de produção artística”, como ação de formação continuada.
Negócios na comunidade: aprendendo a empreender
Além das ações virtuais, o programa também abre espaço para a capacitação presencial na comunidade. Ao longo de três encontros, cerca de 100 pessoas terão acesso a conteúdos práticos sobre plano de negócios, marketing, vendas, gestão financeira e sustentabilidade aplicada a pequenos empreendimentos. “Queremos inspirar e capacitar os participantes, mostrando que a criatividade e o conhecimento podem abrir portas para novas oportunidades. A ideia é oferecer uma experiência prática, acessível e conectada ao contexto local”, afirma Patricia Dall ‘Onder Diez, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto Itapoá.
A iniciativa contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), além de dialogar com os ODS 9, 10 e 12, que tratam de inovação, redução das desigualdades e consumo responsável. Como reforça Abilio Martins, da Ecotransforma: “Mais do que ensinar técnicas, o programa busca gerar impacto duradouro. Cada jovem ou empreendedor que participa tem a chance de multiplicar esse conhecimento, fortalecendo a economia criativa e sustentável de sua própria cidade”.
Comprometido com a inclusão, o Programa Negócio Cultural – 2ª edição garante acessibilidade em todas as suas atividades, desde as oficinas e palestras presenciais até a exposição virtual. Intérpretes de Libras, audiodescrição, legendas em braile, rampas e pisos táteis asseguram que todos possam participar plenamente, reforçando o caráter democrático de um projeto que une educação, arte e empreendedorismo em benefício coletivo.

CRONOGRAMA
13 a 23/10 – Oficinas nas escolas | Escola Estadual Frei Valentim – R. Londrina – Centro
Ações na Comunidade
21 e 22/10 – Evento presencial (3 módulos) | CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapoá – Rua Sgt. Jair José Kinczeski, 89 – Itapema do Norte
23/10 – Evento presencial (3 módulos) | Coletivo de Artesãs da Feira de Artes, Artesanato e Gastronomia – Rua 10, esquina com a Don Henrique, Barra do Saí | das 14h às 19h
25/10 – Evento presencial (3 módulos) | AMIC – Associação Moradores do Itapoá – Rua Malvina Barbosa, 724, Centro | das 14h às 18h
29/10 – Evento presencial (3 módulos) | Clube de Mães Pedras Preciosas – Avenida Principal – Pontal do Norte | das 14h às 18h
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sobre a Ecotransforma
A Ecotransforma Produções Artísticas é especializada na criação e execução de projetos culturais voltados para a educação e a conscientização socioambiental, utilizando a arte como principal ferramenta de transformação social.
Informações para Imprensa
Bacuri Comunicação | Angelo Miguel
angelo@bacuricomunica.com
(11) 98437-9422 (WhatsApp)










