A Coamo Agroindustrial Cooperativa irá investir R$ 3 bilhões para a implantação do projeto do terminal portuário da cooperativa em Itapoá, Santa Catarina. Recentemente, a diretoria da cooperativa apresentou o projeto para o governador do Estado, Jorginho Mello e autoridades governamentais.
Segundo o Assessor de Operações Portuárias da cooperativa, Bruno Alexandre Bortolini, a fase atual é de obtenção das licenças necessárias para a construção do empreendimento, que tem previsão para ser iniciado em janeiro de 2027. “Com a aprovação do projeto na Secretária Nacional de Portos e a anuência da Marinha do Brasil, da certidão de disponibilidade do espaço aquaviário junto a SPU (Secretária do Patrimônio da União), fizemos os procedimentos necessários visando a autorização da construção do porto junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), responsável por regular as operações portuárias no Brasil”, explica.
O Diretor de Logística e Operações da Coamo, Edenilson Carlos de Oliveira, informa que os estudos de impactos ambientais, conhecidos como EIA/RIMA, foram realizados e estão em fase final de aprovação junto ao IMA, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. A cooperativa está aguardando o parecer do IMA para agendamento da audiência pública, a qual poderá ser realizada até o mês de novembro deste ano. E após a audiência, a expectativa da Coamo é pela emissão ainda este ano da licença ambiental prévia. “Com a outorga dessas licenças, teremos um planejamento eficaz do empreendimento e uma previsão do início das obras e das operações. Estamos certos da importância deste empreendimento e contamos com o apoio das autoridades e comunidade, haja vista, que o novo porto da Coamo em Itapoá irá contribuir para o desenvolvimento do município e também do Estado de Santa Catarina, com a geração de empregos e receitas com as operações neste importante porto, além de agregar valor à produção dos nossos 32,5 mil cooperados da Coamo” destaca o diretor da Coamo.

Dentro do planejamento do novo porto de Itapoá, a Coamo já contratou os projetos de engenharia, que contempla a arquitetura dos prédios e estruturas, os berços de atracação dos navios e os equipamentos necessários para a execução das obras.