Na madrugada da última quinta-feira (7 de agosto), por volta das 4h da manhã, agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado estiveram na UPA 24h de Itapoá, como parte de uma operação em unidades de saúde administradas pela Organização Social Mahatma Gandhi.
A ação faz parte de uma investigação iniciada no Estado de São Paulo e se estende a todas as cidades onde a entidade mantém contratos, inclusive em Itapoá – Santa Catarina.
A Prefeitura de Itapoá informou que acompanhou a operação realizada na UPA 24h do município e reforçou que não é alvo da investigação.
Segundo o delegado responsável pelo caso, a investigação tem como alvo apenas a organização que administra as unidades de saúde, sem envolver diretamente a Prefeitura de Itapoá. Ainda conforme as primeiras informações, a Justiça determinou que um interventor assuma a gestão de todas as unidades atendidas pela entidade.
Substituição da gestora já está em andamento
Em março deste ano, a Prefeitura lançou o Chamamento Público nº 02/SMS/2025 com o objetivo de contratar uma nova empresa para administrar a UPA 24h. A atual gestora não foi vencedora do processo e entrou com um mandado de segurança, o que suspendeu temporariamente a conclusão da licitação.
A Prefeitura de Itapoá recorreu da decisão e aguarda a manifestação do Ministério Público e do Poder Judiciário para poder dar continuidade ao processo de troca na gestão da UPA 24h.
Transparência e responsabilidade
A Prefeitura de Itapoá reafirma seu compromisso com a transparência, o uso responsável dos recursos públicos e a busca contínua por um atendimento digno, eficiente e confiável para a população. Todas as informações sobre o caso estão sendo compartilhadas com os órgãos competentes.