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Duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Garuva é autorizada e deve melhorar mobilidade regional e acesso ao Porto de Itapoá

O Governo do Paraná autorizou oficialmente a obra de duplicação da PR-412 no trecho entre Guaratuba, no Litoral paranaense, e Garuva, na divisa com Santa Catarina.

A ordem de serviço foi assinada neste sábado (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, liberando o início de uma intervenção considerada estratégica para o tráfego regional, o turismo e a logística portuária.

O investimento previsto é de R$254,5 milhões, com recursos do Governo do Paraná. A obra contempla 12,81 quilômetros de extensão, iniciando na divisa entre Paraná e Santa Catarina, no acesso a Garuva, e seguindo até a rotatória de acesso ao Balneário Coroados, já no perímetro urbano de Guaratuba.

Projeto prevê novas pistas, viadutos e ciclovia
O projeto de duplicação inclui a construção de uma pista paralela à rodovia existente, além da restauração e alargamento da pista atual, que passará a seguir o mesmo padrão da nova estrutura. As faixas terão 3,6 metros de largura, com acostamentos externos de 2,5 metros, e os dois sentidos da via serão separados por um canteiro central de 2,2 metros.

Em trechos onde a faixa de domínio é mais limitada, como nas proximidades do Rio da Praia, o canteiro central será substituído por barreiras de concreto, mantendo os critérios de segurança viária.
No entroncamento com a PR-808, principal acesso ao município catarinense de Itapoá, está prevista a readequação da interseção em nível, além do deslocamento do módulo da Polícia Rodoviária Estadual. A partir desse ponto até o perímetro urbano de Guaratuba, o projeto também prevê a implantação de uma ciclovia, ampliando as opções de mobilidade segura para ciclistas.

Execução será feita por etapas para reduzir impactos no trânsito
De acordo com o planejamento apresentado, a execução da obra será realizada de forma escalonada, com o objetivo de minimizar os impactos no tráfego durante os trabalhos. Inicialmente, serão implantadas as novas pistas. Após a transferência do fluxo de veículos, a pista atual passará pelo processo de restauração.

Ao longo da rodovia, também estão previstos três retornos em nível, a substituição da atual ponte sobre o Rio da Praia por uma galeria de concreto, além de melhorias no sistema de drenagem, realocação de postes e redes de saneamento, nova sinalização horizontal e vertical e dispositivos de redução de velocidade. As intervenções buscam aumentar a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas.


Obra é considerada estratégica para turismo e logística
Durante o evento de autorização, o governador Ratinho Junior destacou a importância do trecho para diferentes perfis de uso. Segundo ele, o lado paranaense da rodovia tem forte vocação turística, enquanto o trecho catarinense apresenta intenso fluxo logístico, impulsionado principalmente pelo Porto de Itapoá.
O governador explicou que o trecho do Paraná concentra grande circulação de moradores, turistas, estudantes e usuários de serviços de saúde, enquanto o trecho em Garuva registra um volume elevado de caminhões devido ao porto. Segundo ele, a obra é estratégica para aumentar a segurança, oferecer mais conforto e dar maior fluidez ao tráfego, especialmente durante o verão.

Acordo entre Paraná e Santa Catarina viabilizou a duplicação
A duplicação da PR-412 faz parte de um acordo mais amplo firmado entre os governos do Paraná e de Santa Catarina, garantindo a continuidade da rodovia na divisa entre os estados. Durante o evento, Ratinho Junior e o governador catarinense Jorginho Mello assinaram o convênio que permite o avanço do acordo judicial homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O acordo encerrou uma disputa iniciada em 1991 relacionada a royalties de petróleo. Segundo o Governo do Paraná, os valores que seriam pagos futuramente como precatório foram antecipados e convertidos em obras de infraestrutura.

“Transformamos um passivo antigo em investimento. É um acordo que beneficia os dois estados, resolve uma pendência histórica e entrega infraestrutura, logística e desenvolvimento para a população”, explicou Ratinho Junior.

Intervenções também beneficiam Santa Catarina e Itapoá
Além da duplicação da PR-412, o acordo prevê a execução de obras em Santa Catarina, especialmente no município de Garuva, com reflexos diretos para Itapoá. Estão previstas a restauração e duplicação de 19,1 quilômetros da SC-417, divididos em três segmentos, com foco no aumento da capacidade da via e na fluidez do tráfego.

Entre as intervenções programadas estão a duplicação do viaduto próximo à BR-101, a construção de um novo viaduto na interseção com a SC-416 e outro no Acesso Leste de Garuva, além da implantação de rótulas, interseções, passarelas e viadutos elevados.

O investimento total estimado no acordo é de R$365,3 milhões, sendo R$273,6 milhões referentes à obrigação reconhecida judicialmente e o valor restante como aporte adicional do Governo do Paraná.
Para o governador Jorginho Mello, o corredor viário é fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região. Ele destacou que o projeto mira o futuro e tem potencial para fortalecer a economia, o turismo e a integração entre Paraná e Santa Catarina.

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