News

📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Você sabe o que é eritema? UBS do Paese orienta comunidade sobre sinais e cuidados

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

Vereador Ivan da Luz reforça postura independente e compromisso com a população de Itapoá

Vereador Ivan da Luz mantém posição contrária à terceirização da saúde em Itapoá

O Jornal parceiro da comunidade 

Bloqueio de GPS pelos EUA levantaria alerta em SC e colocaria setores em risco

Medida cogitada por Donald Trump em meio a sanções comerciais ao Brasil pode afetar logística, segurança, agricultura e portos em Santa Catarina

O possível bloqueio do sinal de GPS no Brasil, como resposta a tensões comerciais por parte do governo dos Estados Unidos, ligou um alerta em Santa Catarina, onde diversos setores da economia e serviços públicos dependem dessa tecnologia para operar.

O risco de bloqueio do GPS surge em meio ao chamado “tarifaço” de Donald Trump, que impôs uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Há ainda chance de esse percentual subir para até 100%, acompanhado de outras sanções, como o corte do sinal de GPS, que é operado por satélites controlados pelos norte-americanos.

Impactos diretos em SC

Santa Catarina possui programas como o GPS Rural SC, que utiliza o sistema de geolocalização para cadastrar propriedades rurais e facilitar serviços públicos em áreas remotas. Além disso, o estado monitora cerca de 3.800 detentos com tornozeleiras eletrônicas, que dependem de GPS para localização em tempo real.

O funcionamento de portos estratégicos, como os de Itajaí e Imbituba, também pode ser afetado, já que a navegação e a atracação segura de grandes embarcações depende de um posicionamento preciso via satélite, tecnologia diretamente ligada ao sinal de GPS.
Aplicativos como Uber, 99, iFood e sistemas de transporte público, como o “Floripa no Ponto”, também poderiam ser afetados, embora de forma mais limitada. Especialistas explicam que essas plataformas operam em redes globais, como as do Google e da Apple, seria economicamente inviável para essas companhias bloquear seus serviços apenas no Brasil, já que isso traria prejuízos em escala global.

Redes alternativas existem, mas não cobrem tudo

Segundo o pesquisador Xisto Lucas Travassos, do SpaceLab da UFSC, uma possível saída seria recorrer a outros sistemas de geolocalização por satélite, como o Galileo (União Europeia), GLONASS (Rússia) e BeiDou (China), todos integrantes da rede GNSS. A transição, porém, não seria imediata nem simples para os setores que hoje dependem amplamente do GPS norte-americano.

Na área portuária, por exemplo, seria preciso contar com radares terrestres, balizamento eletrônico e investimentos em tecnologia de redundância para compensar a ausência do GPS. Já na segurança pública, uma das alternativas às tornozeleiras eletrônicas com geolocalização seria a adoção de sistemas baseados em rede celular ou radiofrequência, ainda que com limitações em relação à precisão e cobertura.

Bloqueio é improvável, mas alerta segue ligado

Apesar das ameaças, especialistas avaliam que é pouco provável que os Estados Unidos realmente cheguem a bloquear o sinal de GPS para o Brasil. Segundo o pesquisador Xisto Lucas Travassos, da UFSC, essa ação exigiria um esforço técnico enorme e poderia gerar consequências diplomáticas e comerciais negativas para os próprios norte-americanos.

Além disso, desde os anos 2000, uma diretriz do então presidente Bill Clinton proibiu a chamada “disponibilidade seletiva”, o que ampliou o acesso irrestrito ao GPS civil em todo o mundo. Ainda assim, a crise atual funciona como um alerta para a importância de investir em soberania tecnológica, especialmente em áreas estratégicas como logística, defesa, meio ambiente e agropecuária.

Anúncio 

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Anúncio 

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Edit Template

Saiba mais

Postagem recente

  • All Post
  • Brasil
  • Cidades
  • Classificados
  • Cultura
  • Economia e negócios
  • Editais
  • Educação
  • Esporte
  • Eventos
  • Ideias e atualidades
  • Imóveis
  • Jurídico
  • Mundo
  • Notícias locais
  • Polícia
  • Política
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Turismo
  • Últimas notícias

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco