News

📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

Vereador Ivan da Luz mantém posição contrária à terceirização da saúde em Itapoá

Vai comprar, construir ou já ocupa um imóvel nolitoral? Veja como garantir sua segurança jurídica e evitar prejuízos

Usucapião ou Reurb: Regularização Fundiária Urbana (2) dois caminhos para transformar insegurança em títulos seguro

O Jornal parceiro da comunidade 

Bloqueio de GPS pelos EUA levantaria alerta em SC e colocaria setores em risco

Medida cogitada por Donald Trump em meio a sanções comerciais ao Brasil pode afetar logística, segurança, agricultura e portos em Santa Catarina

O possível bloqueio do sinal de GPS no Brasil, como resposta a tensões comerciais por parte do governo dos Estados Unidos, ligou um alerta em Santa Catarina, onde diversos setores da economia e serviços públicos dependem dessa tecnologia para operar.

O risco de bloqueio do GPS surge em meio ao chamado “tarifaço” de Donald Trump, que impôs uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Há ainda chance de esse percentual subir para até 100%, acompanhado de outras sanções, como o corte do sinal de GPS, que é operado por satélites controlados pelos norte-americanos.

Impactos diretos em SC

Santa Catarina possui programas como o GPS Rural SC, que utiliza o sistema de geolocalização para cadastrar propriedades rurais e facilitar serviços públicos em áreas remotas. Além disso, o estado monitora cerca de 3.800 detentos com tornozeleiras eletrônicas, que dependem de GPS para localização em tempo real.

O funcionamento de portos estratégicos, como os de Itajaí e Imbituba, também pode ser afetado, já que a navegação e a atracação segura de grandes embarcações depende de um posicionamento preciso via satélite, tecnologia diretamente ligada ao sinal de GPS.
Aplicativos como Uber, 99, iFood e sistemas de transporte público, como o “Floripa no Ponto”, também poderiam ser afetados, embora de forma mais limitada. Especialistas explicam que essas plataformas operam em redes globais, como as do Google e da Apple, seria economicamente inviável para essas companhias bloquear seus serviços apenas no Brasil, já que isso traria prejuízos em escala global.

Redes alternativas existem, mas não cobrem tudo

Segundo o pesquisador Xisto Lucas Travassos, do SpaceLab da UFSC, uma possível saída seria recorrer a outros sistemas de geolocalização por satélite, como o Galileo (União Europeia), GLONASS (Rússia) e BeiDou (China), todos integrantes da rede GNSS. A transição, porém, não seria imediata nem simples para os setores que hoje dependem amplamente do GPS norte-americano.

Na área portuária, por exemplo, seria preciso contar com radares terrestres, balizamento eletrônico e investimentos em tecnologia de redundância para compensar a ausência do GPS. Já na segurança pública, uma das alternativas às tornozeleiras eletrônicas com geolocalização seria a adoção de sistemas baseados em rede celular ou radiofrequência, ainda que com limitações em relação à precisão e cobertura.

Bloqueio é improvável, mas alerta segue ligado

Apesar das ameaças, especialistas avaliam que é pouco provável que os Estados Unidos realmente cheguem a bloquear o sinal de GPS para o Brasil. Segundo o pesquisador Xisto Lucas Travassos, da UFSC, essa ação exigiria um esforço técnico enorme e poderia gerar consequências diplomáticas e comerciais negativas para os próprios norte-americanos.

Além disso, desde os anos 2000, uma diretriz do então presidente Bill Clinton proibiu a chamada “disponibilidade seletiva”, o que ampliou o acesso irrestrito ao GPS civil em todo o mundo. Ainda assim, a crise atual funciona como um alerta para a importância de investir em soberania tecnológica, especialmente em áreas estratégicas como logística, defesa, meio ambiente e agropecuária.

Anúncio 

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Edit Template

Saiba mais

Postagem recente

  • All Post
  • Brasil
  • Cidades
  • Classificados
  • Cultura
  • Economia e negócios
  • Editais
  • Educação
  • Esporte
  • Eventos
  • Ideias e atualidades
  • Imóveis
  • Jurídico
  • Mundo
  • Notícias locais
  • Polícia
  • Política
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Turismo
  • Últimas notícias

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco