Os acessos por estrada e as possíveis conexões ferroviárias com a região portuária de Itapoá foram alguns dos assuntos discutidos em uma reunião recente na Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina. O secretário Beto Martins recebeu o diretor de Logística e Operações da Coamo, Edenilson Carlos de Oliveira, que apresentou detalhes do projeto do novo terminal portuário da cooperativa, que está passando pelas etapas de autorização ambiental necessárias.
A Coamo informou que a área reservada para o novo terminal de uso privado fica próxima ao Porto Itapoá, que opera na cidade desde 2011. Hoje, os acessos ao complexo portuário são feitos pelas rodovias SC-416 e SC-417, que ligam Itapoá à BR-101 e ao Paraná. A estrada municipal José Alves, por sua vez, conecta essas vias estaduais diretamente à região portuária.
Durante a reunião, o governo estadual sinalizou a intenção de duplicar trechos das rodovias SC-416 e SC-417. Uma das possibilidades em análise é incluir as obras em um acordo de compensação com o estado do Paraná, que poderia assumir parte das intervenções. Já a duplicação da estrada municipal José Alves está sendo estudada pelo próprio Porto Itapoá, que atualmente trabalha na elaboração do projeto executivo.
As possibilidades de conexão ferroviária com o futuro porto também foram tema da reunião. A Secretaria avalia contratar um estudo para entender se é viável construir um ramal, ou seja, um trecho de ferrovia que conecte o novo terminal ao contorno ferroviário de Joinville. Já o Porto Itapoá também analisa rotas que possam ligar a região a outras linhas férreas do Sul do país.
Além das discussões sobre infraestrutura, o encontro também marcou a primeira apresentação formal do projeto da Coamo para o governo catarinense. O secretário Beto Martins afirmou que, em breve, haverá uma nova reunião com uma apresentação mais detalhada do terminal.
A principal atividade prevista para o novo porto da Coamo será a exportação de grãos, além da movimentação de fertilizantes e combustíveis. Com sede em Campo Mourão (PR), a cooperativa atua em mais de 70 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.