📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Votação dos Concursos de Natal segue aberta até 20 de dezembro

Você sabe o que é eritema? UBS do Paese orienta comunidade sobre sinais e cuidados

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Veto a projeto de lei sobre medicamentos reforça regras da saúde pública em Itapoá

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

O Jornal parceiro da comunidade Itapoá

TCE anula compra milionária de uniformes escolares em SC e aponta risco de sobrepreço

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) anulou o processo de aquisição de 294 mil kits de uniformes escolares conduzido pela Secretaria de Estado da Educação. A decisão aponta risco potencial de sobrepreço que pode chegar a R$21 milhões em um contrato estimado em mais de R$45 milhões.

A compra seria feita por meio da adesão a uma ata de registro de preços do Estado de Goiás. No entanto, segundo o Tribunal, a secretaria não conseguiu comprovar que essa alternativa seria mais vantajosa do que realizar uma licitação própria em território catarinense. O procedimento já estava suspenso desde abril de 2025 e agora foi definitivamente cancelado, com prazo de 30 dias para formalização.

A análise técnica identificou falhas no planejamento. De acordo com o relatório, a decisão de aderir à ata goiana foi tomada antes da elaboração do Estudo Técnico Preliminar, documento obrigatório que embasa contratações públicas. O método foi classificado pelos auditores como “planejamento reverso”.
Também houve questionamentos sobre a pesquisa de preços utilizada para justificar os valores. A Secretaria tomou como referência compras realizadas por municípios de pequeno porte, o que, segundo o TCE, não representa a realidade de uma aquisição em escala estadual, onde normalmente há maior poder de negociação e redução nos custos unitários.

Outro ponto levantado foi o fato de Santa Catarina possuir um forte setor têxtil, o que poderia favorecer uma licitação própria mais competitiva e alinhada ao mercado local. O Tribunal também destacou diferenças na tributação de ICMS entre os contratos usados como parâmetro e a ata de Goiás.

Apesar das irregularidades apontadas, o TCE concluiu que não houve prejuízo direto aos cofres públicos, já que a contratação não chegou a ser efetivada. Até o momento, a Secretaria de Estado da Educação não se pronunciou oficialmente sobre a decisão.

Anúncio 

disponivel

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Anúncio 

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

disponivel

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Edit Template

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco Itapoá