A Itapoá Saneamento executou, ao longo de 2025, uma série de ações estratégicas para assegurar o abastecimento de água à população fixa e flutuante do município durante o período de veraneio. As iniciativas integram o Plano de Operação Diferenciada para Período de Alto Consumo, exigido e fiscalizado pela Agência Reguladora junto aos prestadores de serviços dos municípios do litoral catarinense.
O plano considera todo o período do verão, incluindo o feriado de Carnaval, e contempla ações, projetos e obras voltadas a atender o aumento sazonal da demanda no Sistema de Abastecimento de Água. Após a implementação, a Agência Reguladora realiza o acompanhamento das medidas propostas e encaminha os resultados às autoridades locais.
Nesta temporada, estima-se que Itapoá tenha registrado o maior número de veranistas de sua história. Entre os feriados de Natal e Ano Novo, a vazão de água distribuída chegou a 380 litros por segundo (L/s). Em períodos de baixa temporada, a vazão média do sistema é de 150 L/s, o que representa um aumento superior a 153% em relação ao consumo habitual ao longo do ano.
Para garantir a continuidade do abastecimento diante desse cenário, a Concessionária realizou investimentos significativos em ampliação da frota de veículos, locação de geradores, melhorias em equipamentos, adequações no sistema de distribuição e adoção de processos operacionais preventivos.
Além do aumento na demanda de serviços de campo, para atender aos chamados de manutenção do sistema de distribuição, a equipe interna responsável pela expansão do sistema, seguiu trabalhando incansavelmente para levar água de qualidade a novos clientes, realizando 135 novas ligações e ampliando 1.216 m de rede de água em dezembro, acompanhando a evolução do município.
Principais desafios enfrentados
A concessionária registrou apenas um episódio atípico na temporada, quando uma queda de energia e a dificuldade momentânea no acionamento dos geradores provocaram uma breve interrupção no abastecimento, pouco perceptível para os imóveis com caixa d’água. A equipe atuou durante a madrugada e, na manhã seguinte, o fornecimento já estava totalmente normalizado em toda a cidade.
Cabe destacar que o gerador já havia sido acionado em outras ocasiões de falha na energia, sem impactos ao abastecimento e sem que a população tivesse conhecimento, uma vez que o sistema conseguiu manter a regularidade do fornecimento nesses episódios. Os equipamentos geradores seguem instalados e operantes até o fim de fevereiro.
Com monitoramento contínuo e rigoroso 24 horas por dia na Estação de Tratamento de Água Maria Catarinense, todas as análises realizadas no tratamento apresentaram 100% de conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde, reforçando o compromisso com o abastecimento público. De forma pontual, ocorreram alterações na coloração da água na rede de distribuição, causadas por partículas minerais nas tubulações, sem risco à saúde. Esse fenômeno ocorre quando a pressão na tubulação aumenta e acontece exclusivamente na distribuição.
Projeto Verão Itapoá
Como forma de apoiar o Projeto Verão Itapoá e contribuir com o lazer e o turismo no município, a Concessionária instalou um bebedouro público na praia, junto ao palco do projeto, oferecendo água potável, refrigerada e gratuita à população.
Além disso, foram entregues brindes institucionais, como bonés, sacolas e squeezes, à Secretaria de Esporte e Lazer, para distribuição aos veranistas durante o verão, reforçando o compromisso da empresa com o bem-estar da comunidade e dos visitantes.
A Itapoá Saneamento apresenta resultados positivos, evidenciando avanços expressivos na regularidade do abastecimento em relação a anos anteriores. O desempenho alcançado reflete planejamento, investimentos e o empenho das equipes, garantindo mais segurança hídrica, estabilidade no fornecimento e qualidade de vida para moradores e visitantes durante toda a temporada.









