📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Votação dos Concursos de Natal segue aberta até 20 de dezembro

Você sabe o que é eritema? UBS do Paese orienta comunidade sobre sinais e cuidados

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Veto a projeto de lei sobre medicamentos reforça regras da saúde pública em Itapoá

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

O Jornal parceiro da comunidade Itapoá

Governador de SC sanciona lei que extingue cotas raciais e de gênero no ensino superior estadual

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou o projeto de lei que altera os critérios de reserva de vagas nas instituições de ensino superior vinculadas a programas estaduais. A nova norma elimina as cotas baseadas em raça e gênero, mantendo apenas os recortes sociais e educacionais para o ingresso de estudantes.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em dezembro de 2025, com sete votos contrários. O texto é de autoria do deputado estadual Alex Brasil e aguardava manifestação do Executivo dentro do prazo legal, encerrado nesta sexta-feira (23).

Com a sanção da lei, ficam permitidas apenas as políticas de reserva de vagas voltadas a estudantes de baixa renda, alunos que cursaram a rede pública de ensino e pessoas com deficiência (PCD). Qualquer outro critério baseado em raça ou gênero deixa de ser autorizado nas instituições abrangidas pela norma.
A legislação se aplica à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), às universidades do sistema Acafe que recebem recursos do programa Universidade Gratuita e também às instituições privadas contempladas pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc).

O texto prevê sanções para as instituições que descumprirem a norma. Entre as penalidades estão a aplicação de multa no valor de R$100 mil por edital em desacordo com a lei, além da possibilidade de suspensão de repasses de recursos públicos estaduais.

Nos bastidores, a medida já é tratada como passível de questionamento judicial. O principal ponto levantado por críticos é a compatibilidade da norma estadual com a legislação federal que trata da política de cotas raciais no ensino superior. A discussão deve se concentrar sobre os limites da competência dos estados para legislar de forma distinta sobre o tema.

Antes da sanção, o governador havia informado que o projeto passava por análise técnica e jurídica da Procuradoria-Geral do Estado. Em declarações públicas anteriores, Jorginho Mello afirmou defender políticas de acesso baseadas na renda e destacou que a universidade deve priorizar estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Com a nova lei, Santa Catarina passa a adotar oficialmente um modelo de acesso ao ensino superior financiado com recursos estaduais fundamentado exclusivamente em critérios socioeconômicos e educacionais, diferenciando-se da política de cotas raciais vigente em nível federal.

Anúncio 

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Anúncio 

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Edit Template

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco Itapoá