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Engordamento da Praia de Itapoá chega à metade da execução com sedimentos da dragagem da Baía da Babitonga

O projeto de engordamento da Praia de Itapoá alcançou 50% do volume total previsto, conforme atualização divulgada pelo Porto de São Francisco do Sul, responsável pela condução das obras no Norte catarinense. A intervenção faz parte do processo de dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, iniciado em outubro deste ano.

A areia utilizada na recuperação da faixa de praia é proveniente dos sedimentos retirados do fundo do mar durante a dragagem, realizada pela draga Galileo Galilei. Do total de 5,8 milhões de metros cúbicos previstos, cerca de 2,8 milhões já foram depositados na orla, o que representa metade da meta estabelecida.

Dos oito quilômetros de praia incluídos no projeto, dois quilômetros já foram totalmente finalizados. Outros três quilômetros estão em fase intermediária, com a areia já posicionada na orla, mas ainda sem a expansão completa da faixa de areia. As próximas etapas preveem a continuidade do espalhamento e a finalização do perfil da praia.

A obra de dragagem e aprofundamento do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. Segundo o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, trata-se de um dos projetos mais relevantes do país na área de infraestrutura portuária aliado à gestão ambiental. Ele destaca que a iniciativa reúne engenharia marítima de alta complexidade, práticas sustentáveis, princípios da oceanografia e inovação ambiental.

Além da recuperação da faixa de areia, a dragagem trará impactos diretos para a atividade portuária. Com a conclusão do aprofundamento do canal, será possível a atracação de navios com até 366 metros de comprimento, colocando o Complexo Portuário da Baía da Babitonga como o primeiro do Brasil apto a receber embarcações desse porte com carga máxima.

Atualmente, o limite é de navios com até 336 metros, com capacidade para cerca de 10 mil TEUs, medida equivalente a um contêiner de 20 pés. Após a obra, a capacidade poderá chegar a 16 mil TEUs.

O investimento total na obra é de R$333 milhões, viabilizado por uma parceria inédita entre o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá. Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma contrato com um porto privado para a execução de um projeto dessa natureza. Do montante, R$33 milhões são aportados pelo porto público, enquanto o terminal privado de Itapoá investe R$300 milhões.

O ressarcimento do investimento privado ocorrerá de forma parcelada até 2037, por meio do aumento na arrecadação de tarifas portuárias geradas pelo crescimento no número de navios e pelo maior volume de cargas movimentadas após a conclusão da obra. Para Itapoá, além do fortalecimento do setor portuário, o projeto representa ganhos ambientais e estruturais, com impacto direto na proteção da orla e no desenvolvimento econômico da região.

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