📣📣 A Prefeitura de Itapoá lança o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

📢 Empreendedor do turismo, esta oportunidade é para você! Itapoá – SC.

✨ A CDL de Itapoá convida você para o 8º Encontro de Mulheres Empreendedoras ✨

Workshop sobre atendimento encantador inspira empreendedores em Itapoá

Workshop “Modelo Disney de Encantar Clientes” foi um verdadeiro sucesso em Itapoá

Você sabe o que é eritema? UBS do Paese orienta comunidade sobre sinais e cuidados

Vigilância Epidemiológica monitora mortes causadas pela dengue e alerta para aumento de casos

Vereadora propõe retirada de “Capitães da Areia” das escolas municipais de Itapoá

Vereador Ivan da Luz reforça postura independente e compromisso com a população de Itapoá

Vereador Ivan da Luz mantém posição contrária à terceirização da saúde em Itapoá

O Jornal parceiro da comunidade Itapoá

Maior alargamento de praia do Brasil avança em Itapoá e já se aproxima da extensão da orla de Copacabana

O projeto de alargamento da faixa de areia de Itapoá segue em ritmo acelerado e já alcança 3,2 quilômetros de praia recuperada, quase toda a extensão da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, que possui cerca de 4 km.

A intervenção integra a maior obra desse tipo em andamento no Brasil e prevê, ao todo, 8 km de recomposição da orla no Litoral Norte catarinense.

Segundo o monitoramento técnico da operação, 2,08 milhões de metros cúbicos de sedimentos já foram depositados na faixa de areia, o que representa 36% da execução. No total, o projeto prevê o uso de 5,8 milhões de metros cúbicos.

Sedimentos aproveitados da dragagem da Baía da Babitonga
Os materiais utilizados no alargamento vêm da dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga. Pela primeira vez no Brasil, sedimentos retirados de uma dragagem portuária estão sendo reaproveitados para a recuperação de uma praia.

De acordo com os responsáveis pela obra, o reaproveitamento traz ganhos ambientais, logísticos e operacionais, além de reduzir o descarte de material no mar. Parte dos sedimentos é destinada à orla de Itapoá; o restante, aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos, segue para uma área de descarte autorizada pelo Ibama, em alto mar, conhecida como “bota-fora”.

Investimento de R$ 333 milhões e parceria regional
O trabalho faz parte de uma parceria público-privada entre os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Com investimento estimado em R$333 milhões, o projeto também tem impacto direto na infraestrutura portuária da região.

A dragagem ampliará a profundidade do canal de acesso de 14 para 16 metros, permitindo a atracação de navios de até 366 metros de comprimento. Com isso, a Baía da Babitonga poderá se tornar o primeiro complexo portuário do país apto a receber embarcações desse porte com carga máxima.
Guilherme Medeiros, diretor de Operações do Porto de São Francisco, explicou que o reaproveitamento dos sedimentos para uma obra de recuperação de praia é algo ainda não realizado no Brasil, destacando o caráter inédito da iniciativa.

A draga Galileo Galilei no litoral catarinense
A operação utiliza a draga Galileo Galilei, embarcação construída em 2020 na China e famosa por atuar no alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú. De bandeira de Luxemburgo, ela já percorreu outros pontos do litoral brasileiro e agora opera em Itapoá.

A Galileo Galilei é um tipo de draga de sucção com autotransporte: um tubo instalado no fundo do mar suga a mistura de água e solo, armazenando o material no hopper, compartimento interno com capacidade para 18 mil metros cúbicos. A areia é então levada até tubulações instaladas na praia para ser distribuída ao longo da orla.

Até agora, segundo o monitoramento, a embarcação realizou 265 ciclos de operação. A previsão de conclusão do alargamento é para o segundo semestre de 2026.

Fonte: ND

Anúncio 

Compartilhar artigo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

. Videos

Itapoá - SC

Localizada no Nordeste de Santa Catarina, o município se destaca pela biodiversidade por sua exuberante natureza com águas quentes e límpidas nos seus 32 quilômetros de orla. Itapoá foi emancipado em 26 de…

Anúncio 

Itapoá 36 anos

Acesse nossa revista 

Jornal em Foco Itapoá

Márcia Tavares

Diretora Jornal Em Foco

Fundado em 2003, o Jornal Em Foco é um veículo de comunicação dedicado a servir a cidade de Itapoá e região circundante. Nosso compromisso é fornecer informações confiáveis, imparciais e oportunas, enquanto apoiamos e celebramos nossa comunidade local.

Seja um parceiro em foco

Porto Itapoá

Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Porto Itapoá segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no ...

Edit Template

© 2025 Todos os direitos reservados ao Jornal Em Foco Itapoá