Festival vai até domingo, 28, com concertos gratuitos em vários locais de Joinville
Presença constante em festivais internacionais, a norte-americana Claire Huangci é a estrela da noite de abertura do 8º Pianístico de Joinville, nesta terça-feira, 23. O concerto será no Teatro Juarez Machado, a partir das 20h. Claire também ministra uma masterclass no dia 24, às 14h, na Casa da Cultura. Ingressos gratuitos e reserva de vagas na programação didática paralela ao festival pelo site enjoyticket.com.br.
Em recitais solo e com orquestras, a pianista já se apresentou em palcos como Carnegie Hall, Suntory Hall Tokyo, Vienna Konzerthaus e Salzburg Festspielhaus. Alcançou destaque com vários prêmios, incluindo as competições ARD Music Competition, Géza Anda Competition e Grand Prix de Paris Play Direct Academy. É embaixadora da Henle Publishing House e diretora artística da série Erbach Kammerkonzert.
Vinte grandes nomes do instrumento compõem o roteiro de espetáculos e workshops do festival, em seis locais – Teatro Juarez Machado, Sociedade Harmonia Lyra, Rooftop Rolf Colin, Shopping Mueller, Casa da Cultura e Conservatório Belas Artes –, além de vários pontos da região central que recebem a ação denominada “Pianos pela Cidade”. Como contrapartida social, o festival leva uma atração exclusiva, de viés pedagógico, para estudantes da rede pública municipal.
Músicos do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Israel e Suíça marcam presença no festival deste ano. O diretor artístico Carlos Branco, presidente da comissão organizadora, ressalta as formações que o público poderá apreciar, em duos, trios, quartetos, e concertos solo, com diferentes matizes e estilos. A programação inclui desde nomes mais jovens e promissores, como Henrique Mota, até pianistas de larga experiência, como Claire Huangci e Eudóxia de Barros.
“Vamos receber alguns dos mais destacados pianistas brasileiros da atualidade, como Paulo Braga, Adriano Souza, Felipe Montanaro e Eloá Gonçalves, além de grupos internacionais como MultiPiano e Swiss Piano Trio, da Suíça”, sublinha Branco, mencionando também a apresentação da Suíte para Flauta e Jazz Piano, obra composta pelo francês Claude Bolling que completa 50 anos em 2026. “A suíte, que une música clássica e jazz, sintetiza o que o Pianístico vêm trazendo a Joinville nestes oito anos, a união de grandes instrumentistas e a coexistência, em perfeita harmonia, de todos os gêneros musicais.” A pianista Sandra Mohr, que mora em Joinville, é a artista local convidada neste ano.
Mergulho na arte
“A cidade pulsa novamente ao som do piano, com uma celebração capaz de tocar a alma e despertar emoções profundas. Os concertos ganham vida com a participação vibrante de músicos do Brasil e do mundo, criando experiências musicais verdadeiramente inesquecíveis”, diz a diretora geral Albertina Tuma. “O festival é um convite ao mergulho profundo na arte, que transforma o evento num encontro de saberes, inspirações e conexões humanas. Esta edição eleva o Pianístico ao patamar dos festivais internacionais mais prestigiados, reafirmando seu papel como vitrine pulsante da música e da cultura global.”
Na linha que orienta o projeto, o caráter didático será garantido com a realização de cinco workshops, nos quais alguns dos pianistas convidados para o festival compartilham seus conhecimentos com músicos, professores e outros interessados. Na programação, temas como o processo criativo dos arranjos, a experiência de tocar em trio e como elaborar um recital de piano. Apostando na educação musical das novas gerações, o Pianístico promove o espetáculo infantil “Uma aventura pianística”, com a pianista Naara Santana e o ator Luan Cordeiro, que visita as escolas Sylvio Sniecicovzki (Jardim Paraíso) e Prefeito Luiz Gomes (Adhemar Garcia).
O 8º Pianístico de Joinville é uma realização da Branco Produções, Albertina Tuma e do Ministério da Cultura/Governo Federal, e conta com o patrocínio master da empresa Philco, patrocínio do governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Havan, Martinelli Advogados, Supermercados Giassi, Ciser e Gidion.
Programação geral
Claire Huangci (EUA) – 23/09, às 20h, Teatro Juarez Machado; masterclass no dia 24/09, às 14h, na Casa da Cultura
Adriano Souza (Brasil) – 24/09, às 19h, Shopping Mueller
Henrique Mota (Brasil) – 24/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
Adriano Souza (Brasil) – 25/09, às 10h, workshop, Casa da Cultura
João Ventura (Brasil) – 25/09, às 14h, workshop, Casa da Cultura
Adriano Souza (Brasil) – 25/09, às 19h, Sociedade Harmonia Lyra
João Ventura (Brasil) – 25/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
Felipe Montanaro & Rafael Beck (Brasil) – 25/09, às 22h, Sociedade Harmonia Lyra
Eloá Gonçalves (Brasil) – 26/09, às 14h, workshop, Conservatório Belas Artes
MultiPiano (Israel) – 26/09, às 15h, Teatro Juarez Machado
Sandra Mohr (Brasil) – 26/09, às 19h, Rooftop Rolf Colin
Paula Shocron (Argentina) – 26/09, às 20h30 Teatro Juarez Machado
Eloá Gonçalves (Brasil) – 26/09, às 22h, Rooftop Rolf Colin
Paulo Braga (Brasil) – 27/09, às 10h, workshop, Casa da Cultura
Sandra Mohr (Brasil) – 27/09, às 14h, workshop, Casa da Cultura
Swiss Piano Trio (Suíça) – 27/09, às 15h, Sociedade Harmonia Lyra
Paulo Braga (Brasil) – 27/09, às 18h30, Sociedade Harmonia Lyra
MultiPiano (Israel) – 27/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
Eudóxia De Barros (Brasil) – 28/09, às 11h, Teatro Juarez Machado
Ekaterina Derzhavina (Rússia) – 28/09, às 17h, Teatro Juarez Machado
Catarina Domenici (Brasil) – 28/09, às 19h30, Teatro Juarez Machado
Assessoria de imprensa Pianístico: Mercado de Comunicação. Guilherme Diefenthaeler e Ana Ribas Diefenthaeler. WhatsApp (47) 98403-2745.