Na noite da última sexta-feira (16), um trabalhador da construção civil foi resgatado após ficar preso em um andaime suspenso, conhecido como balancim, em uma obra na Rua das Orquídeas, no bairro Itapema do Norte, em Itapoá.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 18h42 e mobilizou duas viaturas para o atendimento. No local, os bombeiros verificaram que a estrutura do andaime havia falhado, se fechando ao meio e prendendo o trabalhador pela região abdominal, a cerca de quatro metros de altura. A vítima estava consciente e orientada, mas sem condições de se mover. Por segurança, os motores do equipamento não foram acionados, a fim de evitar o agravamento da situação.
O resgate
Diante da gravidade da situação, a guarnição recorreu a uma técnica de rapel para alcançar o trabalhador. Após ancorar os equipamentos e garantir a estabilidade da vítima, os bombeiros utilizaram ferramentas de desencarceramento, equipamentos hidráulicos usados para cortar estruturas metálicas em resgates, reduzindo a pressão sobre o abdômen e liberando as pernas do homem.
O trabalhador foi retirado em segurança por uma janela próxima ao ponto onde estava preso. Em seguida, recebeu atendimento pré-hospitalar, que incluiu a limpeza de escoriações, a administração de oxigênio e a imobilização. Depois, foi conduzido ao Pronto Atendimento 24h para avaliação médica.
Segundo os bombeiros, todos os operários da obra utilizavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete e cinto de segurança com talabarte, uma fita que prende o trabalhador à estrutura e evita quedas. Essa medida foi fundamental para evitar ferimentos mais graves.