Iniciativa promove artes cênicas para jovens e capacitação de professores, reforçando o papel da arte no desenvolvimento humano
Até o dia 5 de novembro de 2025 a cidade de Itapoá, no litoral catarinense, recebe a 3ª edição do Programa de Empreendedorismo e Cultura, iniciativa que une educação, arte e cidadania em uma semana de intensa programação cultural. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Cultura Ambiental Produções, com patrocínio do Porto Itapoá via Lei de Incentivo à Cultura, o projeto levará oficinas de artes cênicas e uma palestra para alunos e professores da rede pública.
Ao todo, 1.200 jovens participam das atividades, que incentivam a produção artística, o trabalho em grupo e a expressão criativa. Criado com o propósito de ampliar o acesso à cultura e fomentar o protagonismo de jovens e professores, o Programa valoriza o poder da arte como caminho para o desenvolvimento humano integral — cognitivo, emocional e social. “A ideia é usar a arte como uma ferramenta educativa para estimular a criatividade e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e engajados. Com iniciativas como esta, buscamos fortalecer não apenas talentos artísticos, mas também vínculos sociais e educacionais na cidade”, afirma Fernanda Toledo, diretora da Cultura Ambiental Produções.
Além dos alunos, os professores também participam do projeto por meio de uma palestra online, com 50 vagas, que abordará o tema “A importância da arte para o pleno desenvolvimento humano”, apresentando práticas que podem ser levadas para a sala de aula. Todas as atividades do programa serão oferecidas gratuitamente e contarão com recursos de acessibilidade física com rampas, corrimões, piso tátil, intérprete de LIBRAS, audiodescrição, além de monitores treinados para atender pessoas com necessidade intelectuais, garantindo a inclusão de diferentes públicos e ampliando o alcance das ações.
Para Patricia Dall ‘Onder Diez, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto Itapoá, projetos do tipo reafirmam o compromisso da empresa na geração de impacto positivo na cidade para além da atividade portuária. “Ao investir em projetos culturais, contribuímos para ampliar oportunidades, estimular a criatividade dos jovens e valorizar a educação como base de uma comunidade mais forte e integrada. Essa é uma forma de reforçar nosso papel como parceiro ativo no presente e no futuro de Itapoá”, finaliza.
Alinhamento aos ODS da ONU
A iniciativa dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade), por promover a formação criativa e inclusiva de jovens e professores; o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao garantir acesso gratuito a atividades culturais; e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao fortalecer a cultura como ferramenta de transformação social.
Cronograma
22/10 – Escola Estadual Frei Valentim – R. Londrina – Centro
4 e 5/11 – Escola Estadual Nereu Ramos – Av. 860 Pérola do Atlântico, 256 – Itapema do Norte
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sobre a Cultura Ambiental Produções
A Cultura Ambiental Produções é especializada na criação e execução de projetos culturais voltados para a educação e a conscientização socioambiental, utilizando a arte como principal ferramenta de transformação social.
Informações para Imprensa
Bacuri Comunicação | Angelo Miguel
angelo@bacuricomunica.com
(WhatsApp) (11) 98437-9422










