A FAB, através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vai investigar o pouso forçado do avião monomotor no dia (05) em Garuva SC quilômetro 15 da rodovia, no sentido Sul. O objetivo é entender o que ocorreu para contribuir para a prevenção de acidentes aéreos no país. O pouso forçado ocorreu em meio a carros e caminhões no início da tarde de sábado. O piloto e o dono do avião estavam na aeronave e não ficaram feridos.
A FAB não deu prazo para a conclusão dos trabalhos, que depende da complexidade e necessidade de descobrir os fatores que contribuíram para o ocorrido. Após a investigação, será feito um relatório final.
Os trabalhos não têm o objetivo de atribuir responsabilidade civil ou criminal, mas, sim, de entender aspectos técnicos e fortalecer a segurança do transporte aéreo no país.
Avião faz Pouso forçado na BR-101
O avião monomotor tinha acabado de fazer um voo panorâmico pela cidade, segundo o piloto, que não quis se identificar. Ele disse à NSC TV que estava retornando ao aeroclube de Guaramirim, de onde saiu,
O proprietário do Pelican 500 BR, disse que essa foi a primeira vez que a aeronave, comprada em 2013, apresentou problemas. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), ela possui certificado de aeronavegabilidade em situação normal.