O Porto Itapoá abriu um novo processo seletivo para formar operadores(as) de equipamentos e motoristas iniciantes. Os selecionados vão atuar na condução dos chamados Terminal Tractors, veículos usados internamente para transportar contêineres dentro do terminal.
Um dos diferenciais da iniciativa é o incentivo à capacitação. O próprio porto irá ajudar a custear o curso exigido para quem precisa trocar a CNH para a categoria D.
Para participar, é preciso ter pelo menos 21 anos, estar habilitado há mais de dois anos nas categorias AB ou B, e cumprir os critérios legais exigidos pelo Detran para trocar a CNH de categoria. Os candidatos passarão por teste psicológico, exame médico, toxicológico e prova teórica. Todas essas etapas são eliminatórias. Caso não seja aprovado em alguma fase e queira seguir no processo, o participante deverá arcar com os custos do reteste.
As vagas são exclusivas para atuação dentro do pátio do porto e exigem, como requisito comportamental, o comprometimento com a segurança do trabalho como valor central. Para a capacitação, 50% das vagas serão destinadas às mulheres, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade.
Todas as oportunidades também estão abertas para pessoas com deficiência ou trabalhadores reabilitados pelo INSS, ou seja, profissionais que passaram por um processo de readaptação após problemas de saúde e foram capacitados para exercer novas funções no mercado de trabalho.
Os interessados devem acessar o site oficial do Porto Itapoá, na aba “Trabalhe Conosco”, e enviar o currículo junto com documento de identificação e comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. É necessário apresentar os originais e as cópias desses documentos, conforme exigido nas etapas do processo de habilitação.
A empresa destaca que esta é uma oportunidade única para quem deseja se qualificar e ingressar em um dos portos mais modernos do país. Além da formação inicial, há possibilidade de crescimento profissional dentro do setor logístico.