Em uma manhã marcada por emoção, reconhecimento e projeções ousadas, o Porto de São Francisco do Sul completou 70 anos nesta terça-feira (1º). O evento comemorativo reuniu autoridades de peso, como o governador Jorginho Mello, representantes da Polícia Militar, o prefeito de Itapoá, Jefinho Garcia, e centenas de convidados. Mais do que um protocolo institucional, o encontro foi um mergulho na história de um dos principais motores econômicos de Santa Catarina, com um olhar atento para o que vem pela frente.
Atualmente, o Porto de São Francisco do Sul é responsável por 60% da movimentação de cargas de Santa Catarina e está entre os dez maiores terminais do Brasil. Só no último ano, mais de 17 milhões de toneladas de mercadorias passaram pelos berços, que são as áreas de atracação dos navios, e armazéns do complexo. Principal exportador da soja catarinense e porta de entrada de boa parte do aço que chega ao país, o porto reforça sua posição estratégica para a economia do estado e do Brasil.
Durante a celebração, o governador aproveitou para anunciar um novo pacote de R$ 41,5 milhões em novas obras para fortalecer a infraestrutura do Porto de São Francisco do Sul. Serão R$ 12,5 milhões para a construção da terceira faixa da BR-280, principal via de acesso ao terminal, R$ 18 milhões para a recuperação do Berço 201 e R$ 11 milhões destinados à modernização do sistema de despoeiramento do corredor de exportação, que ajuda a controlar a poeira gerada na movimentação de grãos.
Também foi inaugurado o novo Parque Tecnológico do Porto, com infraestrutura de ponta em redes, servidores e centros de dados. A entrega marca um novo momento da gestão portuária, mais conectada, eficiente e segura.

Outro ponto de destaque do evento foi o compromisso coletivo com o meio ambiente. Um acordo inédito, assinado entre os terminais da Baía da Babitonga com apoio do Ibama, prevê o monitoramento conjunto da qualidade da água, do ar, dos efluentes e da fauna da região. A iniciativa representa um avanço importante para a sustentabilidade ambiental no entorno do porto.
O dia também foi marcado por homenagens. Servidores que se aposentaram este ano subiram ao palco e receberam reconhecimento pelas décadas de trabalho dedicadas ao porto. Ex-presidentes da autarquia também foram lembrados, em um gesto de valorização à trajetória construída por tantas mãos ao longo de setenta anos.
O passado também teve lugar de destaque. Um vídeo institucional levou o público a uma viagem no tempo, desde os primeiros trapiches do século XIX, passando pelas promessas de Getúlio Vargas em 1940 e chegando à modernização dos anos 2000. A história do porto foi contada com orgulho, não apenas como uma linha do tempo, mas como uma memória viva da força do litoral catarinense.
Olhando para o futuro, os números impressionam. Segundo o presidente Cleverton Vieira, o Porto de São Francisco do Sul deve receber R$ 600 milhões em investimentos públicos e privados até o fim da atual gestão. Só em infraestrutura, já foram aplicados R$ 200 milhões nos últimos dois anos e meio. A dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, prevista para os próximos meses, deve receber mais R$ 324 milhões, em parceria com o Porto de Itapoá. A obra vai permitir que o terminal opere com mais profundidade e eficiência, preparando o complexo para um novo patamar logístico.

Para quem acompanhou de perto, a comemoração dos 70 anos foi mais do que uma solenidade oficial. Foi um retrato vivo de como o porto movimenta economias, gera empregos, protege o meio ambiente e faz parte do dia a dia de milhares de catarinenses. Com raízes que remontam aos tempos coloniais e um presente de destaque nacional, o Porto de São Francisco do Sul segue firme como um símbolo de desenvolvimento do Litoral Norte. Mais do que ativo e moderno, ele está pronto para seguir fazendo história.