Obra entre Garuva e Guaratuba está em fase de licitação e pode beneficiar moradores e turistas do litoral norte catarinense
A duplicação de um trecho da PR-412, no litoral do Paraná, deve facilitar o acesso à cidade de Itapoá e ampliar a capacidade de tráfego entre os dois estados. A obra abrange um segmento de 12,8 quilômetros entre Garuva, na divisa com Santa Catarina, e Guaratuba. É uma rota importante para quem chega a Itapoá vindo do Paraná, seja a passeio ou para morar. Já o acesso ao Porto Itapoá segue sendo feito por outra rodovia, localizada mais ao sul do município.
O Governo do Paraná está em fase de seleção da empresa que ficará responsável pela duplicação da PR-412. As propostas devem ser apresentadas em setembro. A contratação será feita em modelo integrado, no qual a mesma empresa será responsável tanto por finalizar o projeto detalhado da obra quanto por executá-la na prática.
Segundo o edital da obra, a nova PR-412 terá quatro faixas para veículos, sendo duas em cada sentido, com 3,6 metros de largura. O projeto também inclui acostamentos de 2,5 metros nas laterais e um canteiro central com 2,2 metros. A partir do entroncamento com o acesso a Itapoá, está prevista ainda a construção de uma ciclovia de mão dupla com 3 metros de largura.
Essa é a segunda tentativa de contratar a obra. No ano passado, o processo chegou a ser aberto, mas nenhuma empresa foi selecionada para executar o serviço. Desde então, o projeto passou por ajustes e agora leva em conta também o plano de ampliação da SC-417, rodovia catarinense que liga Garuva a diferentes bairros de Itapoá.
A SC-417 também pode receber melhorias, incluindo uma possível duplicação no futuro. A obra é uma das principais candidatas a ser executada pelo governo do Paraná como forma de compensação a Santa Catarina.
Os dois estados negociam, neste momento, quais projetos poderão ser viabilizados após uma disputa judicial envolvendo os royalties do petróleo. Durante um período, Santa Catarina recebeu menos do que o previsto e agora busca um acordo para equilibrar essa diferença.