Itapoá se prepara para receber uma obra inédita no Brasil. O projeto prevê o alargamento da orla a partir do reaproveitamento da areia retirada da dragagem do canal de acesso aos portos da Baía da Babitonga.
O contrato foi assinado em agosto e agora aguarda as autorizações ambientais para que os trabalhos possam começar.
Como vai funcionar
A dragagem deve retirar 12,5 milhões de metros cúbicos de areia do fundo da baía, um processo necessário para aumentar a profundidade e permitir a entrada de navios de até 366 metros de comprimento, acima do limite atual de 336 metros.
Desse total, 6,4 milhões de metros cúbicos serão destinados à praia de Itapoá, recuperando e ampliando a faixa de areia para os banhistas. Para se ter uma ideia, esse volume equivale a mais de 600 mil caminhões-caçamba cheios, reforçando a dimensão da obra.
O alargamento deve acrescentar pelo menos 30 metros de extensão em cerca de 10 quilômetros de praia, entre a região da Figueira e o Balneário Princesa do Mar. Em alguns pontos, a faixa poderá ganhar mais de 100 metros.
Segundo especialistas, o volume de sedimento que será colocado na orla de Itapoá é mais que o dobro do usado na obra de Balneário Camboriú.
A quantidade equivale a uma montanha de areia com 200 metros de altura, o que ajuda a dimensionar a grandiosidade do projeto.
Por que a obra é inédita
Embora dragagens portuárias sejam comuns, esta será a primeira vez no Brasil que o sedimento retirado será aproveitado para o alargamento de uma praia.
O governo de Santa Catarina e o Porto de São Francisco do Sul ressaltam que a técnica une eficiência logística e proteção costeira, além de criar um novo cartão-postal turístico para Itapoá.
Investimento e prazos
A obra está orçada em R$ 324 milhões e será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Porto de São Francisco do Sul ficará responsável por R$ 24 milhões, enquanto o Porto de Itapoá investirá R$ 300 milhões. O valor será reembolsado até 2037.
No momento, estão em andamento o projeto executivo e os pedidos de licenciamento ambiental. A previsão é que essa etapa leve até quatro meses, mas, se os trâmites forem agilizados, os trabalhos poderão começar antes.
Importância para Itapoá e região
Com 32 quilômetros de orla e 30 mil habitantes, Itapoá tem nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Além do impacto turístico e da valorização imobiliária, a cidade também será beneficiada pela expansão portuária.
A Baía da Babitonga concentra mais de 60% da movimentação portuária de SC, com destaque para os dois principais terminais: Porto de São Francisco do Sul: público, sob gestão da SCPar, é líder estadual em movimentação de cargas; Porto de Itapoá: privado, em operação há 14 anos, já ultrapassou 10 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés) movimentados.
O governo estadual anunciou ainda o projeto de um terceiro porto em Itapoá, que deve receber R$3 bilhões em investimentos da Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil.
Um marco para SC
A obra de dragagem e alargamento coloca Itapoá no centro de um processo inédito no país, com reflexos diretos na infraestrutura, no turismo e na economia regional.
Para moradores e visitantes, a expectativa é de uma praia mais ampla, valorizada como espaço de lazer e preparada para enfrentar os efeitos da erosão marítima.