Nesta terça-feira (23) será assinada a ordem de serviço que marca o início da dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Complexo Portuário da Baía da Babitonga, considerada a maior obra do tipo em andamento no país.
A solenidade acontece no Porto de São Francisco do Sul e conta com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
A obra será executada pela empresa belga Jan De Nul, vencedora da licitação, e prevê o aumento do calado de 14 para 16 metros. Com essa mudança, o complexo, formado pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, poderá receber embarcações de até 366 metros de comprimento, com capacidade para 16 mil TEUs (contêineres de 20 pés). Atualmente, o limite é de 336 metros e cerca de 10 mil TEUs.
O investimento total será de R$ 324 milhões, em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Pela primeira vez no Brasil, um porto público e um porto privado dividem os custos de uma obra desse porte.
O Porto de São Francisco do Sul aplicará R$ 24 milhões, enquanto o Terminal de Itapoá investirá R$ 300 milhões. Esse aporte privado será ressarcido de forma gradual até 2037, com base no aumento das tarifas geradas pelo crescimento da movimentação portuária.
A obra será realizada com a draga Galileo Galilei, a mesma utilizada no alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú. A chegada da embarcação está prevista para dezembro, mas os portos trabalham para cumprir antecipadamente as condicionantes ambientais e permitir o início das operações já em novembro.
Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026, a dragagem deve consolidar a Baía da Babitonga como o primeiro complexo portuário do Brasil apto a receber navios de grande porte com carga máxima, reforçando a importância estratégica da região para o comércio exterior.