Um acordo histórico, que encerra uma disputa judicial de mais de 30 anos entre Paraná e Santa Catarina, começa a se concretizar neste mês. No próximo dia 10 de setembro, o Governo do Paraná assina o contrato de licitação que dará início à duplicação da PR-412, no trecho que liga Guaratuba (PR) a Garuva (SC).
O pacote de obras, orçado em mais de R$ 600 milhões, inclui também melhorias em rodovias estratégicas de Garuva e Itapoá, com impactos diretos na mobilidade urbana e no escoamento da produção regional.
Investimentos no Paraná
No lado paranaense, o investimento será de R$ 237,3 milhões para a duplicação de 12,8 quilômetros da PR-412, desde a divisa com Santa Catarina até a rotatória de acesso ao balneário de Coroados, em Guaratuba. O projeto prevê pavimentação em concreto, construção de um novo viaduto, implantação de ciclovia, além de melhorias na drenagem e sinalização e na restauração da pista existente.
Obras em Santa Catarina
Já em Santa Catarina, os investimentos somam R$ 365 milhões, dos quais R$ 273 milhões correspondem ao valor estabelecido judicialmente. O restante será custeado pelo Governo do Paraná, em uma iniciativa que vai além da obrigação legal. Entre as intervenções previstas estão:
duplicação de 19,18 km da SC-417, entre a BR-101 e a divisa paranaense, passando pelo Contorno Sul de Garuva;
construção de três novos viadutos, incluindo um no acesso da SC-416 para Itapoá;
aplicação da técnica whitetopping (revestimento de concreto sobre o asfalto existente) em trechos estratégicos;
duplicação de 8,5 km do Contorno de Garuva;
ampliação do viaduto sobre a BR-101.
Com essas obras, a expectativa é dar mais fluidez ao trânsito, reduzir gargalos históricos, ampliar a segurança de motoristas e ciclistas e ainda fortalecer a logística portuária no Porto de Itapoá, além de impulsionar a movimentação industrial em Garuva.
Acordo histórico
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, afirmou que a solução encontrada entre os dois estados representa um marco inovador. Em vez de quitar a dívida por meio de precatórios, que só seriam pagos entre 2029 e 2034, a proposta foi antecipar o valor em forma de obras, o que resolve uma questão antiga e ao mesmo tempo garante benefícios concretos para o Paraná e Santa Catarina.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, ressaltou que os impactos das obras serão sentidos principalmente na alta temporada. Segundo ele, as melhorias vão facilitar a mobilidade de moradores e turistas, aumentar a segurança viária e oferecer mais qualidade de vida para quem circula pelo litoral.