A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou a Chamada Pública nº 05/2025, um processo aberto para credenciar clínicas veterinárias interessadas em prestar atendimento emergencial a cães e gatos. A proposta é garantir esse serviço de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.
Com investimento previsto de até R$ 939.773,27, a iniciativa representa um avanço importante para a causa animal e também para a saúde pública de Itapoá. O valor corresponde ao montante máximo estimado para a execução dos serviços, conforme os critérios definidos no Termo de Referência e demais documentos disponíveis no portal oficial de licitações do município.
Segundo o edital, os atendimentos devem incluir urgências e emergências veterinárias, com estrutura adequada para garantir o cuidado completo dos animais, incluindo suporte clínico e cirúrgico, exames e internação, sempre que necessário. A proposta é criar uma rede de apoio eficaz, voltada ao bem-estar de animais de rua, resgatados pelo município ou tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade.
As clínicas interessadas devem atender aos critérios exigidos para o credenciamento e podem acessar o edital completo, junto com as instruções para envio de propostas, no portal de licitações:
🔗 https://licitacoes.itapoa.sc.gov.br…
A documentação também pode ser enviada para o e-mail oficial:
📩 licitacoes@itapoa.sc.gov.br
A Prefeitura reforça que essa ação é estratégica para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e ao cuidado animal, além de representar uma medida preventiva importante para o controle de zoonoses e outros problemas de saúde pública. A expectativa é de que clínicas da região se interessem e participem do processo.
A equipe técnica envolvida na elaboração do edital demonstrou expectativa pela participação das clínicas e reforçou a importância do engajamento das que já atuam com responsabilidade e estrutura. Segundo o grupo, há uma preocupação de que a licitação não receba propostas, situação conhecida como processo deserto, o que poderia atrasar a implementação do serviço. A iniciativa, segundo eles, é fundamental para o município.
A chamada pública segue em andamento e os documentos oficiais foram divulgados no dia 28 de julho de 2025. A abertura das propostas ocorreu no dia 30 de julho e o processo agora segue para as próximas etapas previstas no edital, conforme o cronograma disponível no portal de licitações do município.