Projeto prevê linha paralela à Via Mar para aliviar trânsito e reforçar logística portuária
O Governo de Santa Catarina está buscando apoio da China para viabilizar um novo projeto ferroviário que pode mudar a forma como as cargas circulam pelo Estado e trazer impactos diretos para Itapoá. Em viagem oficial ao país asiático nos dias 21 e 22 de junho, o governador Jorginho Mello se reuniu com empresas do setor ferroviário para discutir alternativas que facilitem o transporte da produção até os portos do Litoral.
O governo de Santa Catarina está avaliando a criação de duas novas ferrovias para melhorar a logística do estado. Uma delas sairia da região Oeste, onde ficam cidades como Chapecó e Concórdia, conhecidas por concentrar indústrias de carne, leite e outros produtos do campo. A linha cruzaria o estado até o Litoral, facilitando o transporte dessa produção até os portos.
A outra ferrovia acompanharia o trajeto das estradas que conectam os portos do litoral, em uma rota conhecida como Via Mar. Esse caminho liga municípios como Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes e Itajaí.
Para Itapoá, o projeto pode fazer diferença. A cidade já abriga um dos portos mais modernos do Brasil e deve ganhar, em breve, um segundo terminal da cooperativa Coamo. Com a chegada de uma ferrovia voltada ao transporte de cargas, o tráfego de caminhões pode diminuir nas ruas, e a logística se tornar mais ágil. Moradores, motoristas e empresas seriam diretamente beneficiados.
Durante a missão na China, representantes do governo de Santa Catarina estiveram com grandes fabricantes de trens e vagões, como a CRRC e a Power China. A visita serviu para discutir soluções técnicas que se encaixem na realidade do Estado. O governo reconhece que projetos ferroviários exigem tempo e planejamento, mas reforça que dar os primeiros passos é essencial para modernizar a logística catarinense.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo de modernização da infraestrutura estadual, com foco no desenvolvimento logístico e na atração de investimentos estrangeiros. Se sair do papel, a ferrovia pode ser um divisor de águas para o transporte de cargas em Santa Catarina. Itapoá pode não apenas se beneficiar dessa mudança, mas ser protagonista de uma nova era para